segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sonoma Soap Company

Alguém já ouviu falar dessa marca?
No meu aniversário de 15 anos, ganhei uma caixa de sabonetes Sonoma de uma amiga do colégio. A caixa era tão linda e os sabonetes tão fofos que eu fiquei com dó de usar, que tonta.
Eis que, no começo desse ano, na falta de outro sabonete em casa num domingo, recorri à minha antiga caixinha de sabonetes, e foi aí que eu reparei o quanto essa marca é incrível. Os sabonetes estavam exatamente iguais ao que eram no dia que ganhei: sem modificações de cor, cheiro ou textura. Fui ler a embalagem com mais cuidado:


-Sabonetes de glicerina 100% vegetal
-72% de ingredientes orgânicos
-We have not tested this product or its ingredients on animals, nor have we asked others to do so -Nós não testamos este produto ou seus ingredientes em animais, e tampouco pedimos a outros que o fizessem.

Achei demais essa última parte, especificar isso na própria embalagem, evitando todo aquela chateação de ligar ou enviar e-mail para o SAC. Não estou conseguindo encontrar a data de fabricação, mas pelo menos uns 8 anos deve fazer, né? E já havia essa preocupação, esse respeito com o consumidor. Parabéns pra Sonoma :)


Bom, o que dizer da qualidade do produto?

A caixa que tinha 6 barrinhas agora está só com 2. Os sabonetes são grandes, cheirosos, fazem uma espuma cremosa e duram muito! O único problema é que um deles leva leite e mel na composição, todos os outros são vegan. Entrei no site deles e pelo que parece esse não é mais produzido (apesar de ainda ter na linha deles dois que levam mel). A empresa também vai se aprimorando sempre: os ingredientes orgânicos, que eram 72% na época dessa minha caixa, agora variam entre 98 e 99%.

Sei que a maioria das pessoas não vai ter contato com a marca, mas acho sempre válido mostrar que é possível sim quebrar paradigmas e fazer coisas diferentes. Algumas empresas brasileiras já estão aprendendo com as estrangeiras, o que é ótimo pra todos nós.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Começando...


Primeiro post! \o/
Este blog estava sendo ensaiado por tempo demais, finalmente vai sair do papel.

Meu nome é Maria Eugênia, tenho 22 anos, e sou vegetariana há 8, e um dos meus passatempos é ler rótulos (q?). Neste blog quero tratar de um tema que não pode mais ser ignorado: consumo consciente.
Para um vegetariano, ler rótulos, embalagens e pesquisar a origem de produtos se torna um hábito (um bom hábito, aliás), que precisa ser incorporado na nossa rotina.
Ir ao supermercado e pegar produtos apenas pelo preço ou porque viu na propaganda é fácil e cômodo, mas essa atitude geralmente patrocina atos de exploração e crueldade. Ser consumidor é uma GRANDE responsabilidade que às vezes (ou sempre...) deixamos de lado.

Pra me ajudar a nao deixar esse blog parado, terei a ajuda do Eduardo, meu namorado e vegetariano há quase 2 anos.
Vamos tentar facilitar a vida de quem concorda que adotar marcas comprometidas com o bem estar animal, ambiental e social é uma necessidade (até porque de gente que discorda disso nós queremos distância!).

Até logo o/